E tem mais terror nos cinemas!
Com produção de um dos principais estúdios do ramo do terror, o Blumhouse, famoso por filmes como a franquia Sobrenatural e o ganhador do Oscar de melhor roteiro original de 2017, Corra!, Verdade ou Desafio chega aos cinemas com um roteiro mediano e uma mensagem impactante.
Com direção de Jeff Wadlow, que também dirigiu longas como Kick Ass 2, Verdade ou Desafio trás a história de um grupo de jovens que vão para o México para passar suas ultimas férias antes de se formarem. Nesta viagem, um rapaz misterioso os convence a jogar um jogo que mudaria a vida de todos. As regras são simples: você fala a verdade ou cumpre um desafio. O que os jovens não sabiam é que o jogo se tornaria real, e o resultado da mentira ou do não cumprimento do dever incumbido a cada um pelo jogo – seja por não conseguir ou por se negar a fazer – resultaria na morte do desafiado.
O roteiro é básico, sem firulas e bem linear. Os personagens principais tem uma história pouco aprofundadas, os coadjuvantes são completamente esquecíveis. Através de uma jornada comum atrás de uma resposta (e de uma salvação), cada personagem tem sua vez de ser desafiado pelo jogo, e assim cada um tem que se colocar ou colocar outros em risco, ou revelar verdades que doem à aqueles próximos a eles. Claro, não é segredo, mortes acontecem. Mas o problema é que o desenvolvimento desinteressante da maioria personagens não permite que o público crie empatia, tornando suas mortes apenas mais uma.
Bebericando na fonte de longas como os da franquia Premonição, podemos entender o porque do roteiro simples e da maneira previsível dos acontecimentos. Só que o filme tem um diferencial: ele trabalha pontos muito específicos que reanimam o desenvolvimento da trama até seu apse. Por isso, sempre que o enredo começa a cair na mesmice de filmes parecidos do passado, algo interessante ou chocante trás de volta sua atenção. Desta maneira, Verdade ou Desafio consegue prender o telespectador até o final, e este sim é seu ponto muito forte. Vale a pena ressaltar que alguns jump scares presentes do filme são ótimos!
Aproveitando a maneira peculiar de expor reflexões comportamentais de uma sociedade também utilizada no queridinho da produtora, Corra!, este novo longa surpreende na mensagem final e te faz sair muito pensativo da sala de cinema. O mais legal? O filme te prepara para isso de uma maneira que você não percebe, e quando de fato acontece, todos nós você fica paralisado pela potência da mensagem, Ponto pra Blumhouse!
Com estréia prevista para 3 de maio de 2018, Verdade ou Desafio utiliza de uma maneira antiga de produção do gênero, mesclado com uma forma atual de apresentar um terror psicológico e de transmitir uma crítica social.
Nota do crítico: 3,5 / 5