Novo trhiller que chega aos cinemas neste dia 23 de junho tem uma ideia interessante para um terror: uma garota cega que tem a casa invadida por ladrões.
Contando a história de uma ex esquiadora que, após ficar cega, para de exercer essa atividade e começa a cuidar de pets em casas de pessoas ricas.
Com este novo trabalho, que, diga-se de passagem ela não faz sozinha, já que seu amigo pouquíssimo explorado a ajuda na hora de transitar dentro do imóvel, ela começa a fazer pequenos furtos nas casas, principalmente de itens que não serão notados.
Os elementos de terror são interessantes: os ângulos, a movimentação dos personagens e a sensação de “vai dar errado” que acontece a todo momento, principalmente por ela não saber exatamente para onde está indo e acabar seguindo caminho rumo aos invasores.
Mesmo assim, o filme não possui a melhor representação de uma pessoa deficiente visual: em vários momentos ela age como se conhecesse todos os obstáculos em seu caminho, despreocupada.
Já a história, simples que seja, peca em uma coisa: a protagonista é uma pessoa desinteressante, e mesmo explicando seus traumas, o que poderia explicar seu comportamento, suas atitudes não ajudam.
VEJA POR MIM é o nome dado a um app para auxiliar pessoas com deficiência visual, onde algum funcionário – no estilo Uber – acessa a câmera do celular para guiar a pessoa com deficiência nas suas tarefas.
Com explicação rasa ao que deveria ser o maior foco do filme, mesmo o app perde espaço para cenas de fuga e “batalhas” desinteressantes.
Fraco, o longa explora o desenvolvimento da protagonista através do trauma, não como algo a ser entendido, mas como arrependimento de seus atos.
Promissor? Sim. Interessante? Nem tanto. Com muito potência de criar um thriller claustrofóbico e caótico, o filme não faz isso, explorando outros elementos que não funcionam tão bem.
Com lançamento prevista para essa quinta-feira, recomendo ir ao cinema entendendo que o filme não traz grandes mensagens nem personagens muito trabalhados, então reduza suas expectativas.
Bom filme!