Os fãs do universo de Harry Potter já podem começar a sentir uma pontinha de alívio na ansiedade pela sequência da franquia “Animais Fantásticos”, pois o segundo longa estreia nesta semana. Com mais três filmes planejados, continuaremos conhecendo os acontecimentos da história do mundo mágico que antecederam o tempo que o jovem bruxo Harry Potter viveu em Hogwarts.
O primeiro filme foi lançado em novembro de 2016, e possui roteiro assinado pela própria J.K. Rowling (autora dos livros de Harry Potter) e tem em sua trama uma abordagem mais elaborada para satisfazer os ávidos fãs que cresceram com o sucesso da saga no cinema. Em “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, somos apresentados ao magizoologista Newt Scarmander (Eddie Redmayne), que viaja até Nova Iorque carregando uma maleta onde ele cria as mais variadas criaturas mágicas e acaba se metendo em assuntos maiores do que ele esperava.
A trama da sequência mostra que o poderoso bruxo das trevas, Gellert Grindelwald (Jhonny Depp), que havia sido capturado com ajuda de Newt, está reunindo seguidores para instaurar a dominação dos bruxos puro-sangue sobre a população não mágicas. Enquanto isso, um jovem Alvo Dumbledore (Jude Law) parece ser o único bruxo com poder suficiente para tentar confrontar Grindewald. Mas devido a questões de seu passado que envolve o vilão, ele pede que Newt viaje até Paris para tentar deter os planos do bruxo.
Nesta continuação, “Animais Fantásticos e os Crimes de Grindelwald”, Rowling apresenta um andamento mais dinâmico, já que o primeiro filme se encarregou de introduzir os personagens e detalhes da cultura bruxa existente em outro país. Logo nas primeiras cenas já é possível identificar que a ação está mais presente no enredo.
Os novos atores escalados se mostraram perfeitamente capazes de acompanhar o restante do elenco, que continua muito bem entrosado nesta continuação. Destaque para Jude Law, que entra para o elenco com a grande responsabilidade de interpretar Alvo Dumbledore, um dos personagens mais icônicos da história.
Apesar de o filme apresentar diálogos em tons mais sério e conflitantes, a presença de humor continua uma característica importante, principalmente nas cenas com Jacob (Dan Fogler) o No-maj que acabou se tornando grande amigo de Newt.
David Yates segue na direção, ele que foi responsável pelo primeiro filme e também pelos quatro últimos filmes da saga de Harry Potter. Isso garantiu a sensação de nostalgia que tanto agrada aos fãs que acompanham os filmes do mundo mágico. As cenas que mostram o castelo de Hogwarts e passagem de Newt pela escola de magia são de emocionar.
Os efeitos visuais e a produção dos animais em CGI fazem valer a pena o 3D e aumenta a experiência. O único detalhe que talvez deixe a desejar seja o jogo de câmera escolhido para algumas cenas de diálogos e pode causar certo estranhamento, mas nada que comprometa a qualidade das cenas.
As sacadas que J.K. Rowling traz com Animais Fantásticos e os Crimes de Grindelwald promete aos fãs da saga muitas surpresas sobre o que ela reserva para o futuro da franquia. Além disso demonstra que nada do que já vimos ou sabemos sobre o mundo mágico é seguro ou definitivo, podemos esperar muitas surpresas pelos próximos anos, incluindo uma possível passagem pelo Brasil.
Nota: 4/5
x