Para quem quer conhecer bons filmes com temática LGBTQIA+, separei 10 filmes que amo pra você curtir o a quarentena com muito amor e orgulho!
Então separa a pipoca, as emoções e o respeito e bora pra lista!
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
Impossível não começar essa lista com um dos filmes nacionais mais famosinhos que carrega este tema.
A produção de Daniel Ribeiro realizada em 2014 agradou a crítica, tanto nacional quanto internacional, e caiu nas graças dos cinemas independentes.
Estrelado por Guilherme Lobo, Tess Amorim e Fábio Audi, o filme conta a história de um adolescente deficiente visual, que começa a sentir atrações pelo seu amigo de escola.
O filme é bonito e inocente, e trata a sexualidade de uma maneira muito natural.
A história é de fato apaixonante, e todos os prêmios que ele carrega fala por si só sobre a qualidade da produção.
De Repente, Califórnia
Produção de Jonah Markowitz (2007), este filme é outro deleite para os olhos.
Contanto a história de um surfista que começa a descobrir sua sexualidade, o enredo intimista te convida a entender os processo de aceitação de um jovem.
Muito pacato e nem de longe apelativo, a história ainda aborda questões familiares, conflitos entre o jovem e o conservadorismo presente em sua família e muito mais.
De maneira resumida: este é o filme que, no final de tudo, te traz uma tranquilidade inesperada. Feito com muito cuidado, esse é um filme digno de se apaixonar.
Orações para Bobby
Filme mais intenso e reflexivo, Orações para Bobby ( ou Rezando para Bobby, em algumas plataformas) é um filme que deve ser visto.
Dirigido por Russell Mulcahy e estrelado pelo indicado ao Globo de Ouro pelo papel principal, Sigourney Weaver, este é um filme de se emocionar de várias formas diferentes.
Como dito, ele é intenso, e trata de um problema real na vida de uma pessoa LBTQ: a aceitação de uma família conservadora.
É disso que o filme trata, e ele pode ser muito impactante para muitos. Por isso, se sua escolha é um filme que mexa com suas emoções, Orações para Bobby será uma ótima escolha.
O Segredo de Brokeback Mountain
Dispensando apresentações, o filme de 2005 ganhador de 3 Oscar`s (que merecia também ganhar o Melhor Filme, mas enfim) é um dos clássicos do cinema que abordam o tema.
Completamente intrigante e com várias atuações louváveis – principalmente a dos protagonistas Jake Gyllenhaal e Heath Ledger, a história é dramática, intensa e emocionante.
Contando a vida de dois Cowboys, o longa trata de assuntos como traição, paixão, aceitação e violência.
É uma história fictícia que trata de um problema muito real, o que faz com que O Segredo de Brokeback Mountain também entre na lista dos filmes necessários.
Seja o ganhador da categoria Melhor Filme ou não, ele é definitivamente um dos melhores filmes com a temática LGBTQI+ dos nossos corações.
Moonlight: Sob a Luz do Luar
Ganhador do Oscar de Melhor Filme (esse levou), Moonlight de Barry Jenkins é um filme que beira o trágico.
Mas não se engane, a história é envolvente e fala de aceitação de uma maneira muito triste, transmitindo uma realidade muito palpável.
O filme fala também sobre o uso de drogas, criação e muitos outros temas.
Me Chame Pelo Seu Nome
Adaptação de um bestseller famoso de André Aciman, a adaptação está na nossa lista dos 25 melhores filmes da década!
Contando a história de Élio e Oliver, o filme trata do autoconhecimento, de se apaixonar e de como os sentimentos são aflorados dentro dos jovens.
Indo mais além, o filme também trata sobre escolhas e sobre o tempo, de como as gerações mudam e como as escolhas e oportunidades fazem a diferença de toda uma vida.
Um dos meus filmes favoritos, ele pode ser assistido no Telecine Play e vale SUPER a pena!
Azul é a cor mais quente
Super intenso e com uma história dramática, Azul é a Cor mais Quente é um filme francês querido e muito bem avaliado pela crítica.
Contando a história de Adèle, o longa viaja entre os relacionamentos da personagem, entre a migração da juventude para a vida adulta e muitos outros temas.
Conhecido pelas cenas de sexo, o filme é MUITO mais que isso, acredite, e compreender o enredo é muito mais interessante.
Rocketman
Atual e detentor do Oscar de melhor canção original, o longa que conta a história da lenda viva Elton John é incrível.
Desde a atuação de Taron Egerton, a trilha sonoro e a direção, o filme é animado e dramático, mostrando toda a trajetória do artista sem omissões, como foi o caso de Bohemian Rhapsody.
Quer duas horinhas de entretenimento? Rocketman é para você!
Um Coração Normal
Saindo de uma história animada para um drama intenso, Um Coração Normal conta uma história comovente e muito, muito pesada.
Tratando sobre o HIV e a AIDS em uma relação homo-afetiva, podemos ver como a doença deteriora o corpo e como as pessoas são psicologicamente afetadas por essa doença que marcou uma geração (e de maneira pejorativa, o nome da comunidade LGBTQIA+).
Pesado mas necessário, o tema é importante para qualquer pessoa, ajuda a melhorar o entendimento sobre a doença e o porquê que todos devemos nos proteger contra ela.
Com Amor, Simon
Para finalizar, um draminha fofo adolescente que é SUPER necessário.
Com Amor, Simon é uma adaptação do livro com mesmo nome da autora Becky Albertalli. Contando a história de Simon, um adolescente que está começando a entender sua sexualidade, o filme trás um mistério gostoso de acompanhar, cheio de nuances.
Leve e mesmo assim com uma mensagem poderosa, Com Amor, Simon é uma bela indicação para ver com a família, já que trata de aceitação e descoberta.
Além disso, vale ressaltar que uma nova adaptação foi criada para manter o universo da franquia: Com Amor, Victor! A série foi estreada nos EUA pelo Hulu e chega ao Brasil em breve para conquistar o coração de todos com mais uma história!
E aí, gostaram? Eu sei que a lista é limitada e que existem MUITOS filmes maravilhosos que ficaram de fora.
Não deixe de nos seguir nas redes sociais!