Olha, queria dizer que depois que a A24 cresceu, minha vida de fanzoca de terror ficou muito mais feliz! Com diversas produções bizarras e cheias de personalidade, a A24 ataca novamente: agora com o que tem sido referenciado como “o melhor terror de 2023”: Fale Comigo!
Então, vem que eu te conto um pouco mais sobre o enredo, as entrelinhas e mais!
Terror em sua essência
Depois de um filme que eu curti muito chamado MEN (tem resenha aqui no site, se quiser ver é só clicar aqui), Fale Comigo conseguiu extrapolar a estranheza que eu tinha sentido em um filme de terror de baixo orçamento.
Claro, esteticamente eles não são comparáveis, mas o que acontece por aqui é a bizarrice de brincar, literalmente, com espíritos. Um rápido resumo: Um grupo de jovens possui um artefato de origem desconhecida, uma mão embalsamada, que te permite contactar espíritos depois de tocá-la e dizer “Fale Comigo”.
Se isso já não é medonho e estranho o suficiente, eles descobriram que uma possessão de até 90 segundos não gera danos, e essa vira a brincadeira que viraliza nas redes sociais: ser possuído de verdade por um espírito desconhecido.
Agora, se a ideia já não é estranha o suficiente (e até crível de certa forma), colocar na balança que quem “brinca” disso são jovens, adolescentes e, eventualmente, crianças, me aterroriza.
Aqui entra, no entanto, a mensagem real que o filme me traz: assim como vemos o papo das DST`s em A Corrente do Mal (filme que indico de olhos fechados pra quem quer ver um bom terror), Fale Comigo traz o papo das drogas, da influência, vício e dependência.
Então, mascarando a ideia com cenas chocantes, bizarras e eventualmente violentas de forma explícita, o susto dos impactos do vício são ainda piores pra quem pega a ideia logo de cara.
Para além da mensagem, o filme segue a ideia de um terror clássico: uma sombra no fundo escuro do quarto, viradas bruscas com sustos imensos e visões: tudo que a gente gosta de ver na hora de se encolher na cadeira.
A maestria dos diretores Danny e Michael Phillippou para criar um ambiente tenso, misterioso e desesperador é incrível. É uma história linear, sem muitas voltas e que, diferente dos espíritos perdidos durante o filme, segue um caminho muito direto que nós, espectadores, conseguimos prever apenas o pior.
Já confirmado para uma sequência, o filme tem, sim, abertura para novas e diferentes roupagens, afinal, onde um grupo arrumou UMA mão embalsamada, tem OUTRA, né?
Fale Comigo estreia amanhã, 17 de agosto de 2023, e você já pode mandar essa resenha pra quem vai ir assistir com você! Lembre-se de seguir o TOCAFITA no Instagram e interagir com a gente!