Banner de divulgação oficial Warner Bros.

O filme do ano chegou! Tão esperado, tão aclamado: tudo por motivos muito reais! Barbie está entre nós e o filme é um verdadeiro deleite. Vem saber mais um pouco!

Com direção e roteiro de Greta Gerwig (no caso do roteiro, também está presente Noah Baumbach, diretor de História de Casamento), Barbie nos introduz da forma mais divertida e criativa possível a Barbieland, o mundo da boneca mais famosa do mundo. 

Indo mais além – literalmente – a nova produção que tinha tudo pra ser apenas caricata é recheada de mensagens importantes, tudo em um roteiro simples e cativante. Inclusive, o roteiro é simples, mas tão funcional que é fácil ser transportado para aquele mundo e tomar um choque, junto com a Barbie, quando ela vem para o mundo real. 

Na história, a “Barbia Esteriotipada”, a primeira Barbie criada na década de 60 começa a se questionar sobre a morte e precisar vir para o mundo real “se arrumar” para voltar à futilidade de uma vida perfeita na Barbielândia. Premissa simples, né? 

Acontece que o mundo real é comandado por homens: o inverso da Barbielândia! Você sabia que em toda sua história, a boneca Barbie já teve quase 200 empregos? Detalhes como estes são explorados para a criação de um mundo comandado por mulheres que são capazes de tudo, sem precisar de um “Ken” para viver em um mundo perfeito. 

Claro, é importante ressaltar que Barbie não é um filme para crianças, não porque tenha nudez ou algo do gênero, mas porque ele é muito mais do que as aventuras de uma boneca dentro dos padrões de beleza. 

Com a visão ideológica do feminismo à vista, a criatividade de Greta viaja para apresentar para o grande público diversos pontos de desigualdade, quebrar o argumento que tenta inferiorizar a luta feminista e, por fim, mostrar uma redenção real, quebrar estigmas voltados à estética e até mesmo o papel homem-mulher da sociedade. 

Pausa para enfatizar algo que achei fascinante: o filme é tão desprendido de si e se leva tão na brincadeira (mesmo com uma pauta super forte que não perde a força), que a narração por vezes brinca com a gente, quase como se quebrasse a quarta parede. Além disso, a Mattel, empresa responsável pela marca Barbie, também entra na brincadeira, se deixando mergulhar em críticas, apontando alguns de seus erros passados e deixando claro a importância da boneca Barbie para seu negócio. 

Mas quem é a Barbie? 

barbie teaser poster
Teaser Barbie por Warner Bros.

Criada por Ruth Hamdler, co-fundadora da Mattel, em seus quase 65 anos de história, a Barbie já foi de tudo. Como já comentei, foram quase 200 profissões, mas sua jornada não para por aí:

  • Barbie já vestiu roupas de diversos estilistas renomados de marcas de alta costura;
  • Teve sua primeira versão negra em 1980;
  • Possui uma versão portadora de necessidades especiais, utilizando uma cadeira de rodas;
  • Teve diversos penteados e cores de cabelo e muito mais!

Para além disso, a boneca que a muito tempo se tornou uma referência cultural consolidada, já impactou milhares de crianças em praticamente todo o mundo, ditou moda e segue se adequando as novas realidades, fugindo da versão “Barbie Esteriotipada” cada dia mais, sem perder sua essência. 

Atuações de milhões!

Vamos falar da nossa Barbie? Margot Robbie dá vida à boneca e protagoniza o filme, além de também ser produtora e ter mergulhado de cabeça no projeto, se vestindo com looks inspirados na trajetória da boneca desde que as pré-campanhas para o filme começaram: um baita marketing! 

Além disso, nosso querido Ken de Ryan Gosling é de encher os olhos e morrer de rir, tudo ao mesmo tempo! Ambas as atuações são dignas de estarem nas premiações de 2024, e com certeza ainda vamos ouvir falar bastante deles quando as indicações saírem. 

Para além do nosso casal de milhões, é importante ressaltar o elenco dessa produção, lembrando que ela é composta por Barbies e Kens em sua grande maioria: Issa Rae, que “da vida” à Barbie Presidente, está simplesmente incrível, e não seria uma surpresa ver ela aparecendo em categorias como melhor atriz coadjuvante. 

Além disso, aparições como Dua Lipa, cantora da música tema Dance the Night Away (muito boa!) e John Cena, que aparece em uma cena HILÁRIA fazem o filme ainda mais divertido.  A lista é grande, então deixo aqui pra você conferir todos os nomes direto do Rotten Tomatoes, que por sinal, o filme está com aprovação da crítica em 89% antes mesmo do lançamento! 

Pra fechar: Barbie é simplesmente o melhor filme de 2023, e nem grandes nomes como Missão Impossível ou Oppenheimer (este que divide o dia de lançamento com Barbie nos cinemas) irão destronar a loirinha. Vale apontar que Barbie bateu recordes de pré-venda no Brasil, assim como esgotou a tinha rosa do mercado mundial para a construção dos cenários de Barbieland (rodam os boatos). 

Então, tá procurando algo divertido pra fazer no final de semana? Impossível recomendar outro filme se não Barbie! Veja, divirta-se muito, e não se esqueça do Dress Code: vá de rosa pra honrar o legado da nossa loira favorita! Quer saber mais sobre o filme e acompanhar a discussão, dar sua opinião e bater papo? Não se esqueça de seguir nosso Instagram, tem conteúdo de Barbie por lá! 

Deixe o seu comentário!

TOCAFITA
Somos um time cheio de energia que busca entregar sempre o melhor conteúdo pra você! Com uma equipe maravilhosa, aqui no Toca Fita nós nos divertimos com nosso trabalho, e por isso fazemos com amor. Qualidade, veracidade e empatia, sempre!