O novo filme da Warner Brothers com a Pokemon Company chegou e ele provavelmente vai dar o que falar. 

Isso porque o filme em questão é Pokémon: Detetive Pikachu. E porque a polêmica? 

Bom, sabemos como um filme de um dos animes mais famosos do mundo não passa despercebido pelo grande público. 

Isso significa que o lançamento se torna uma faca de dois gumes: os que vão amar, e os que vão odiar. 

Antes mesmo de seu lançamento, Pokémon: Detetive Pikachu já causou várias discussões, principalmente sobre o visual dos monstrinhos. 

O diretor Rob Letterman já defendeu o visual escolhido, que foi uma versão mais realista dos Pokemon. Rob comenta: 

Não há certo ou errado em como fazer um filme desses. Seria muito difícil para nós mudarmos o design de qualquer coisa. Passamos um ano fazendo o design de todos os personagens antes de começar a filmar, para que acertássemos.” 

Rob fez estes comentários após o diretor Jeff Fowler, responsável por  Sonic! o Filme, se pronunciou sobre as pesadas críticas sobre o visual do ouriço. 

E porquê? 

Bom, é fácil imaginar que recriar animes em uma versão de CGI sempre será um desafio, além de nunca agradar a todos. 

Por isso, as críticas virão. A questão é: elas serão realmente relevantes ou apenas algum hate

Este quesito, o visual, ficou interessante. Embora seja estranho ver os monstros comuns à todos da geração dos anos 90 de uma forma diferente, é inegável dizer que eles ficaram mal feitos. 

Os efeitos visuais são interessantes e, de alguma forma, ainda conseguem transmitir o efeito cartunesco. 

A história

Bom, aqui é o momento delicado de falar sobre este filme.

Como jovem da geração dos anos 90, dói um pouco não ver um filme dos Pokémon que se baseia em batalhas e campeonatos. 

Em Detetive Pikachu, o assunto é outro. Baseado no game de 3DS, a história não é nada como os famosos games dos monstrinhos pocket. 

Aqui, o filme fala sobre um Pikachu que trabalha com investigação, agindo como pokemon acompanhante de um espião famoso. 

Mas como assim? Bom, o longa se passa na cidade de Ryme City, civilização onde humanos e pokémon vivem tranquilamente juntos, em harmonia. 

Comum na cidade, humanos se unem a pokémon para viver juntos, realizando suas funções diárias como companheiros de vida. 

Portanto, dentro de Ryme City, batalhas não são regulares. Então, este enredo em si já pode gerar críticas do público mais extremo e fã da série dos games mais famosos. 

Sendo assim, o longa conta a história de Tim Goodman (Justice Smith) e Pikachu agindo juntos para descobrir sobre o desaparecimento do pai de Tim, o então famoso detetive, parceiro de Pikachu. 

pokémon detetive pikachu

Os problemas 

O filme não tem personagens muito carismáticos. A aposta pela nostalgia é grande, mas obviamente, não sustenta sozinha a qualidade do enredo. 

Pikachu divide o protagonismo com o personagem de Justice, e embora ele seja engraçado, as piadas são inconsistentes, variando entre muito infantilizadas e mais adultas. 

Essa escolha é interessante para observarmos até outros aspectos do longa, por exemplo o lançamento nacional que irá começar hoje (09/05) e já gera complicações.

Isso poque cerca de 90% das salas serão com a versão dublada.

Esta escolha mostra que a classificação do filme, diferente do que muitos acharam, é sim destinada ao público infantil. 

Esta escolha pode ser o “tiro no pé” do longa: a geração de jovens fãs dos games e animes, prioritariamente, são hoje jovens-adultos.  

Ou seja, embora a escolha seja plausível, grande parte da fã base dos games e animes podem reagir de forma negativa ao filme.

A voz de Pikachu

Ainda sobre as sessões dubladas: este pode ser, de longe, uma das piores coisas para o mercado nacional. Isso porque o ator que dubla Pikachu, é o já conhecido Ryan Reynolds

O interprete de Deadpool foi um dos principais motivos pelo qual o filme estava sendo muito esperado. Porquê? Pelo fato de que a escolha do ator reflete muito na personalidade de Pikachu. 

A espera de todos é que Ryan voz a um personagem mais irônico, sarcástico e fora dos padrões esperados pelo fofo monstrinho amarelo. 

Basicamente, as pessoas querem um mini Deadpool, amarelo e com poderes de raios. 

O pior é: mesmo vendo a versão dublada do longa, não é difícil enxergar a personalidade do tagarela. Ou seja, talvez o que as pessoas esperavam tenha ido longe demais. 

A incoerência de Pikachu é uma realidade, que em momentos se mostra  um monstrinho fofo e as vezes faz comentários maldosos. 

Além de tudo isso, o enredo ainda conta com uma história rápida demais, com informações demais e acontecimentos exagerados demais, mesmo para um mundo onde monstros poderosos são reais. 

Por favor, entendam: de forma alguma estamos desmerecendo o serviço de dublagem nacional, apenas entendendo como o filme foi vendido de forma geral.

Mas afinal, vale a pena? 

Sim. Como amante de cinema, nunca deixarei de recomendar a experiência de assistir nas grandes telas. 

Além disso, entender que apresentar para as crianças da nova geração o universo pokémon, abra caminho para novas produções com este tema.

Mas vale a ressalva de algumas coisas: 

  • Se seu interesse é pela nostalgia, você provavelmente vai amar;
  • Se seu interesse é por batalhas épicas a lá elite dos quatro, esse filme vai te dar um banho de água fria;
  • Existem várias cenas realmente engraçadas no decorrer do filme, e seus problemas de montagem podem ser ignorados caso o critério de avaliação não seja muito alto relevante; 
  • Se você, assim como nós, não quer se decepcionar por ver uma personalidade estranha, com trejeitos visuais mas problemática na voz, veja legendado; 
  • Algumas escolhas de enredo valem a pena, mesmo não sendo tão bem construídas assim;
  • infelizmente os personagens principais não são muito interessantes, então se o protagonismo fosse realmente de Pikachu, o filme provavelmente seria melhor. 
  • O filme é de fato muito infantil, então ele não atende o público alvo dos games de 90, e visam as crianças desta nova geração.

Ressalvas feitas, agora é você tirar suas próprias conclusões sobre o longa!

Vá e assista o monstrinho amarelo mais famoso do mundo, depois comente aqui o que você achou!

Além disso, fala pra gente qual Pokémon que apareceu você mais gostou, vamos ver qual, além do Pikachu, faz mais sucesso!

Veja o trailer: 

Leave a comment

TOCAFITA
Somos um time cheio de energia que busca entregar sempre o melhor conteúdo pra você! Com uma equipe maravilhosa, aqui no Toca Fita nós nos divertimos com nosso trabalho, e por isso fazemos com amor. Qualidade, veracidade e empatia, sempre!