SHAZAM!
Sim, é gritando Shazam que o raio do sucesso vai cair sobre o universo da DC nos cinemas!
Intitulado pelo nome do personagem, Shazam! chega aos cinemas pra mostrar que existem outras risadas no universo DC além das macabras gargalhadas do Coringa de The Dark Knight.
Se interessou? Então continue a leitura e veja o que podemos te falar sobre o novo longa da DC Universe!
Dirigido pelo sueco David F. Sandberg, que tem um histórico de curtas metragem e que anda trazendo alguns filmes de terror para as grandes telas, aqui, a pegada é outra!
Contando a história do adolescente problemático Billy (Asher Angel), garoto que quando criança se perdeu da mãe e acabou crescendo fugindo de lares adotivos em busca de encontra-la novamente, até que sua vida muda de uma hora pra outra quando ele recebe super poderes de um mago bem misterioso.
Mas espera, como assim? Bom, o longa de David apresenta já em seu início o mago, onde ele explica seu propósito: achar uma pessoa com bom coração para assumir seu poderes e proteger o mundo dos sete pecados (demônios que visam destruir a terra através do homem).
O fato dessa pessoa ser um garoto que não é lá tão bonzinho assim – já que ele já praticou furtos e até leves bullyings – mas acaba que no final das contas, o mago não teve tanta opção.
Aí você me pergunta: de onde está vindo esta ameça? Aí entramos nos personagens principais do longa. São eles:
Billy
Como já explicado, Billy é nosso personagem principal, mas que divide o protagonismo com ele mesmo, só que mais velho! Isso porque todas vez que ele ativa seus poderes – dizendo a palavra Shazam! – ele se transforma em um homem adulto, com sua “roupa de herói” pronta e claro, super poderes.
E é assim que o longa se sustenta, dividindo a atenção dos dois seres que habitam este mesmo corpo e mente. Isso que dizer que, muito da comédia do filme está no próprio protagonista, já que ele ser um homem adulto com a mente de um garoto de 14 anos já é uma piada pronta.
Shazam
Aí entramos no super herói em carne e osso. Personificado pelo maravilhoso ator Zachary Levi que faz uma atuação excelente, ver a personalidade de Billy no grandalhão e a forma que Zachary conseguiu absorver a essência dele não é só louvável, mas também hilário.
Com piadas muito simples e muito piegas, o filme se sustenta de forma muito orgânica, onde em momento nenhum o corpo adulto e musculoso de Shazam transparece uma personalidade diferente, ou seja, vemos Billy 100% do filme, amadurecendo e se entendendo melhor com a função que lhe foi designado.
Dr. Silvana
E aí vem nosso vilão: Doutor Silvana (Mark Strong). Diferente de muito longas de super heróis, aqui temos um homem adulto, inteligente e extremamente focado – e perigoso.
Mas porquê ele é ruim? Lembra que eu te disse no começo do texto que o mago aparece no inicio do filme? Pois é, e ele aparece para o Dr. Silvana, ainda criança! Mas para o azar e gigante desprazer dele, o mago o rejeita e ele simplesmente não aceita isso.
Levando toda sua vida de estudos para conseguir encontrar o mago e seu local mágico e se vingar pela rejeição, Dr. Silvana vai além de querer apenas os poderes de Shazam, mas sim destruí-lo.
A forma que ele encontra de ser poderoso o suficiente? Se aliando aos verdadeiros vilões, os sete pecados.
Talvez esse detalhe seja muito importante para o filme, e digo isso porque o contraste de idade, conhecimento e ambição entre o adulto, formado e incrivelmente ameaçador Dr Silvana gera um imenso contraste entre Billy, um mero garoto de 14 anos.
Órfãos
Aqui vem mais comédia para o filme: os garotos órfãos do abrigo onde Billy acaba de se mudar.
Com destaque para Freddy Freeman, estrelado pelo super talentoso Jack Dylan Grazer, ator mirim premiado pelo longa It- A coisa, amigo de Billy.
Freddy é o verdadeiro entusiasta de heróis e todo o universo DC, sendo ele a ponte que liga Shazam! aos outros longas do universo cinematográfico da DC.
É ele também que carrega uma grande parcela do teor cômico no longa, já que seu personagem é muito peculiar e icônico. Ele é o responsável pelo treinamento com Billy para conhecer melhor os poderes da entidade Shazam, e essas cenas são simplesmente hilárias.
Vale ressaltar também alguns outros órfãos como o viciado em vídeo game Eugene Choi (Ian Chen) e a pequena e simplesmente adorável Darla (Faithe. C. Herman). Sério, impossível não amar a personagem.
É bem interessante ver como a comédia do filme funciona. É o tipo de comédia que faz com que as crianças se apaixonem, por ser bem simples e limpa. Mas o mais interessante é que, mesmo sendo quase boba, ainda é feita e funcional para o público infanto juvenil (jovens e adultos também, por motivos claros).
Zachary está muito, muito confortável no papel. O gradalhão desengonçado que ele entrega é uma forma crível de como um adolescente pequeno e franzino seria em um corpo adulto e forte, se é que isso é o tipo de coisa a se pensar.
Mas a questão é, ainda é o Billy, o que faz com que Zachary tenha realizado um ótimo trabalho recriando a atuação e personalidade dada para o personagem “originalmente” de Asher.
Impossível não mencionar os efeitos visuais, certo? Extremamente importantes e muito bem produzidos, o icônico raio de Shazam é não só muito comum durante o filme, como também ficou com uma aparência bem real.
Aqui é onde muita gente pode fazer algumas reclamações: existem sim problemas em algumas cenas, principalmente de voo e lutas muito elaboradas, além de pensar que “como esse raio foi usado no meio de um monte de gente e ninguém nem assustou?”
Bom, primeiro existem sim pessoas se assustando com os raios de Shazam, mas uns ou outros parecem passar despercebidos, o que é um pouco bizarro.
Mas sinceramente? Esse é o tipo de crítica irrelevante para o filme, porque não é esse tipo de coisa que chama atenção nele. Tem muita zoeira envolvida para você simplesmente se importar com um raiozinho “inofensivo”, ok?
Shazam! estreia quinta feira dia 04 de abril, então programe-se!
Aproveite também pra procurar uma sala com melhor qualidade de áudio, porque não só a trilha sonora mas também os sons ambientes – e do raio de Shazam – estão incríveis!
E aí? Animado pra essa nova estréia? não deixe de curtir e compartilhar esse conteúdo com todos os seus amigos que também estão interessados no filme!